Pular para o conteúdo
Início » Conheça o Programa Mais Bolsa Família

Conheça o Programa Mais Bolsa Família

Conheça o Programa Mais Bolsa Família, benefício pago pelo Governo Federal.

O Programa Mais Bolsa Família é uma iniciativa do Governo Federal que visa ampliar o alcance e o valor do benefício pago às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país.

O programa foi anunciado em julho de 2021 e prevê um aumento médio de 50% (cinquenta por cento) no valor do benefício, além de outras medidas para melhorar a efetividade do programa.

Entre as medidas previstas no Programa Mais Bolsa Família estão:

  1. Ampliação do número de famílias atendidas pelo programa, com a inclusão de cerca de 1 milhão de novas famílias em situação de pobreza e extrema pobreza;
  2. Aumento do valor médio do benefício em 50%, com a possibilidade de pagamento de até R$ 550 por mês para as famílias mais pobres;
  3. Revisão dos critérios de elegibilidade e do processo de avaliação das famílias, com o objetivo de reduzir a burocracia e facilitar o acesso ao benefício;
  4. Investimentos em ações complementares, como ações de saúde, educação, assistência social e geração de emprego e renda, para promover a inclusão social e a emancipação das famílias beneficiárias.

O Programa Mais Bolsa Família tem como objetivo reduzir a pobreza e a desigualdade social no país, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias mais pobres.

Como saber se tenho direito?

Para saber se você tem direito ao Programa Mais Bolsa Família, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo programa. São eles:

  1. Renda per capita: voltado para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, ou seja, aquelas com renda per capita de até R$ 178 mensais.
  2. Comprovação de renda: para se cadastrar no programa, é necessário comprovar a renda da família, por meio de documentos como carteira de trabalho, contracheque, extratos bancários, entre outros.
  3. Cadastro Único: as famílias interessadas em receber o Bolsa Família devem estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. Caso ainda não estejam cadastradas, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para realizar o cadastro.
  4. Informações atualizadas: é importante manter as informações do cadastro atualizadas, como endereço, telefone e composição familiar, para garantir a continuidade do recebimento do benefício.
Veja Também:  Como consultar o abono salarial do PIS/PASEP?

Para verificar se você tem direito ao Programa Mais Bolsa Família, você pode entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou acessar o site oficial do programa, onde é possível fazer uma simulação e verificar se a renda da sua família está dentro dos critérios estabelecidos.

Como consultar o Programa?

A consulta ao Programa Mais Bolsa Família pode ser feita de várias maneiras, conforme descrito abaixo:

  1. Site oficial do programa: acesse o site oficial do Programa Mais Bolsa Família (https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/mais-bolsa-familia) e consulte informações sobre o programa, critérios de elegibilidade, valores do benefício, entre outros.
  2. Aplicativo Bolsa Família: baixe o aplicativo Bolsa Família em seu smartphone e consulte informações sobre o programa, benefícios recebidos, calendário de pagamentos, entre outras funcionalidades.
  3. Caixa Econômica Federal: dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal e consulte um atendente para obter informações sobre o programa e realizar consultas sobre o seu cadastro e benefícios recebidos.
  4. Central de Atendimento do Bolsa Família: entre em contato com o número 0800 726 0207, para obter informações sobre o programa, tirar dúvidas e realizar consultas sobre o seu cadastro e benefícios recebidos.

É importante lembrar que, para realizar consultas sobre o Programa Mais Bolsa Família, é necessário estar com as informações do cadastro atualizadas, como número do NIS e data de nascimento do titular do benefício.

Veja Também:  Como sacar o seguro-desemprego?

Não sabe como sacar o seguro-desemprego e/ou o FGTS? Leia as notícias abaixo:

dinheiroeasy.com/index.php/2023/04/14/como-sacar-o-seguro-desemprego/

Mais notícias: https://www.gov.br/pt-br/noticias/bolsa-familia-e-recriado-com-minimo-de-r-600-por-familia-e-mais-r-150-por-crianca-de-ate-seis-anos.