A ameaça de uma recessão é real. Contudo, não é uma ameaça incomum, nem rara: os Estados Unidos, por exemplo, tiveram 11 recessões desde o final da Segunda Guerra Mundial, uma média de uma a cada seis anos. E cada uma dessas recessões teve um impacto muito grande na nossa economia mexicana.
É um fato, claro, que, embora pouco frequentes, as recessões podem criar um ambiente desafiante para investidores e consumidores. Mas há coisas que você pode fazer para se preparar. Aqui estão sete etapas específicas para ajudá-lo a se preparar para uma recessão.
1. Reduza despesas
A recessão traz incerteza. Ninguém sabe quão profundo pode ser ou quanto tempo pode durar. Para enfrentar a tempestade económica, considere cortar despesas. Este não é o momento de pagar por coisas que você não precisa ou não usa. Revise suas assinaturas e despesas contínuas para ver onde você pode reduzir. Uma série de pequenas reduções pode resultar em uma mudança significativa.
2. Gerar novas fontes de renda
O primeiro passo na preparação para uma recessão, ou qualquer outra dificuldade económica prevista, é gerar dinheiro. O dinheiro oferece flexibilidade para superar tempos difíceis. O dinheiro é o recurso que você deve ter para cuidar de despesas inesperadas que possam surgir ou para enfrentar situações como perda de emprego.

3. Continue investindo ou pelo menos mantenha seus investimentos
Geralmente é uma boa ideia continuar com investimentos sistemáticos, como contribuir para planos de aposentadoria ou poupança.
Geralmente também é uma boa ideia manter os seus investimentos a longo prazo, mesmo que haja um ambiente económico altamente volátil. Não há nada de errado em avaliar se os investimentos específicos que você possui ainda são apropriados, mas, em geral, tente não prescindir deles.
4. Verifique o seguro
Este ponto importante tende a ser esquecido em tempos económicos difíceis. Uma taxa de inflação elevada tem impacto nos seguros contratados; É por isso que é importante que você revise os termos do contrato e a cobertura que possui. Observe atentamente, acima de tudo, as políticas da sua casa e do seu carro. Certifique-se de manter todos os seus níveis de cobertura tanto quanto possível para que seus ativos sejam mantidos com proteção mínima.
5. Avalie seu trabalho
Alguns empregos são mais seguros do que outros. Considere a segurança do seu emprego atual e se você poderia ou não melhorar mudando de emprego. A inflação reduziu bastante o poder de compra dos consumidores.
Portanto, considere negociar um aumento se decidir permanecer no emprego atual. Atualize seu currículo e dê uma olhada nas oportunidades de emprego no mercado para garantir que sua remuneração continue competitiva e alinhada com o aumento dos preços. O mercado de trabalho frequentemente contrai-se significativamente durante uma recessão.
6. Avalie seus planos futuros
Se você está planejando fazer uma compra significativa, considere a comodidade da espera. Os consumidores cujos empregos podem ser considerados seguros poderão ter condições para manter o seu plano de compras; Este não é o caso dos trabalhadores que têm menos segurança no emprego. Nestes casos, o melhor é adiar ou reconsiderar compras importantes, como um carro ou mesmo um computador novo. Em tempos de recessão é importante manter a posição de caixa que você possui.
7. Atualize seus planos de longo prazo
Recessões sempre acontecerão. Como consumidores e investidores, as recessões estão fora do nosso controlo. Continuamos responsáveis por tornar o nosso futuro o melhor possível. Mas para fazer isso, precisamos de tomar boas decisões financeiras com base num plano financeiro viável. As mudanças económicas e de vida tornam necessário atualizar esse plano periodicamente.
Conclusão
O futuro está fora do nosso controle. Viveremos tempos económicos bons e tempos económicos difíceis. Podemos ajudar-nos fazendo planos e tomando medidas para garantir que estamos fazendo o melhor que podemos razoavelmente esperar fazer nas atuais circunstâncias.
Quando parece que estamos a entrar num período de dificuldades económicas ou de incerteza, podemos tomar medidas específicas para nos ajudar a estar melhor posicionados para lidar com o que quer que surja no nosso caminho. Aqueles que se preparam provavelmente se sairão melhor do que aqueles que não o fazem. Não podemos evitar uma recessão, mas podemos estar preparados para ela.